CUIDADO, VOCÊ PODE SER ENGANADO!
- Integrity Seguros

- 29 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Seu cérebro está tentando te enganar e PROCRASTINAR!
Este verbo é pouco utilizado em nosso cotidiano, porém pode impactar drasticamente sua evolução, sua vida e seus objetivos.
Procrastinar nada mais é que adiar ou deixar algo para depois. É o oposto ao ditado popular que diz “Por que deixar para amanhã o que posso fazer hoje?”.
O momento atual, em que vivemos mundialmente inseridos no contexto de Internet, é cúmplice desta procrastinação.
“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Klaus Schwab, autor do Livro A Quarta Revolução Industrial.
A ansiedade e o medo de fracassar, por exemplo, fazem com que as pessoas optem por procrastinar e receber uma recompensa imediata ao postergar um compromisso, remarcar uma tarefa ou alongar o prazo de entrega de um projeto.
Você já fez a opção de remarcar uma reunião por não se sentir seguro com o conteúdo que apresentaria?
Já perdeu dinheiro ao adiar o cancelamento de uma assinatura porque aparentemente gastaria tempo com a central de atendimento?
Já atrasou a resposta de um email importante porque, antes, fez uma visita ao Instagram, Facebook e Whatsapp?
Essa irreal sensação que parece ser boa, ao sentirmos que temos mais tempo para algo e que não estamos atrasados ou com o tempo estourado, é uma grande armadilha para a saúde, o sucesso e o “bolso”, além de mostrar o grau de dificuldade que temos para encarar de frente os problemas.
Podem existir diversas causas, mas se o objetivo for analisá-las pelo ponto de vista científico, pode-se dizer que a procrastinação é uma luta entre 2 partes do cérebro, quando se depara com uma tarefa desagradável.
Esta é uma disputa entre as conexões cerebrais, mais especificamente entre a zona inconsciente (sistema límbico) e o córtex pré-frontal (parte do cérebro que é responsável por planejar).
Se a zona inconsciente vencer, o resultado é adiar e receber um alívio temporário. Mas, em linhas gerais, este sistema está no “modo automático”, preparado para conduzir os instintos básicos de sobrevivência e evitar situações desconfortáveis. E aí, como está sua produtividade x procrastinação, principalmente em dias tão atípicos causados pela Pandemia?
Algumas sugestões para esta “correção de rota” são:
· o planejamento;
· o distanciamento de distrações (tecnológicas ou não);
· a criação de horários para micro tarefas;
· o envolvimento de outras pessoas na atividade;
· e muito empenho para desenvolver um hábito produtivo.
Não procrastine a revisão dos seguros e planos de saúde de sua família e empresa.
Os especialistas da INTEGRITY SEGUROS podem realizar estudos consultivos e que, certamente, irão mostrar oportunidades de saving, custo evitado e/ou melhores coberturas.
Paulo Henrique Rocha atua no mercado nacional e global de seguros e benefícios há mais de 11 anos e é fundador da INTEGRITY INSURANCE BROKER.



Comentários